17 de out. de 2009 | Reclamações: 0
Olá a todos , sou Conde Allamistakeo e a aprtir de agora [vez ou outra] irei contribuir para este blog com alguns artigos [em sua maioria sobre coisas que eu sei de cor , mas não estou completamente fechado a pedidos ]
Acordei hoje[ou não ] e como de costume não tenho nem o que fazer tampouco dinheiro. Então resolvi começar minha contribuição pra este blog .


Falarei sobre o premiado e desconhecido Mossad , pra quem não sabe Mossad é o nome da agencia de inteligencia israelita .Como todos sabem [ou não ] o Estado de Israel embora seja citado na biblia como o povo escolhido de Deus e afins , passou a existir como nação soberana somente em 14 de maio de 1948 ,e , mesmo sendo um dos paises mais novos existentes ainda conseguiu se fixar como um pais desenvolvido e com um forte arsenal bélico .Durante seus poucos anos de existencia Israel mostrou-se uma nação forte e soberana , a começar pela sua fundamentação como Estado que ja foi dificil , Israel envolveu-se em 8 conflitos principais , saindo com exito de todos , são eles :
Guerra dos Seis Dias.
Em 6 de outubro de 1973, no Yom Kippur [data sagrada] quando atacado pelo Egito e Síria .
Guerra do Líbano
Guerra Civil Libanes
Segunda Guerra do Líbano.
Operação Chumbo Fundido
Conflito israelo-palestino.


"WITHOUT GUIDANCE DO A PEOPLE FALL, AND DELIVERANCE IS IN A MULTITUDE OF COUNSELLORS"
[Sem guia o povo cai , a liberdade esta em uma multidãodeconselheiros]
Lema

O Mossad [Ha-Mōśād le-Mōdī`īn ū-le-Tafqīdīm Meyūhadīm]propriamente surgiu em marçode 1951, embora ja existisse uma instituição semelhante antes o Serviço de Inteligencia Israelita , só passou a existir nesta data citada.Segue abaixo a carta que o Ministro de Relações exteriores enviou para o Primeiro Ministro avisando do sucesso em iniciar o Mossad .





TOP SECRET

To: The Foreign Ministry

From: The Prime Minister

Upon my instructions, a
n institute is being established to co-ordinate state intelligence agencies (the Military
Intelligence Department, the Foreign Ministry, the State Department, the General Security Agency, etc.)
I have charged Reuben Shiloah, Foreign Ministry adviser for special projects, to organize and head the institute. Reuben Shiloah will report to me.
He will act upon my instructions and will submit regular working reports to me.
For administrative purposes, his office will be part of the foreign ministry.

I have instructed R. Shiloah to submit a manpower and budget proposal for 1950-51 for approximately IL20,000, IL5,000 of which will be used for special operations, contingent on my prior authorization.

You are hereby requested to add this sum to the foreign ministry budget for 1950-51.

Signed

(-)

D. Ben Gurion

Fiquei com preguiça de traduzir tudo mas não é tão importante assim ,ele esta apenas dizendo que o Mossad foi criado e esta indo bem obrigado . ^^

Retornando ao assunto o Mossad ja teve a atenção mundial varias vezes entre as principais podemos citar :

Operação Moisés
" Em 1984 iniciou-se uma operação de salvamento em massa, denominada "Mivtzá M
oshé" (Operação Moisés); num período de poucos meses, 8.000 judeus foram levados por via aérea de Cartum (Sudão) à Europa, e de lá para Israel. Em novembro de 1985, a imprensa estrangeira começou a transmitir notícias a respeito da operação de salvamento; em conseqüência, o Presidente Numeiri do Sudão suspendeu a operação, temeroso da reação hostil dos estados árabes. Após mediação americana, Numeiri permitiu que seis aviões Hécules americanos trouxessem os judeus etíopes que haviam restado no Sudão; com sua chegada, o número de olim chegou a 16.000."
* Texto retirado de http://www.chazit.com .

Operação Cólera de Deus
Em 1972 durante os jogos olimpicos a equipe israelence sofreu um ataque terrorista que matou 11 dos integrantes da equipe . Nem todos os esforços do governo alemão foram o suficiente para impedir os terroristas de sequestrar e após matar os integrantes da equipe israelence , conseguissem fugir , o embaraço do governo alemão foi tamanho que , poquissimo tempo depois do massacre foi fundado o GSG 9 , unidade contra-terrorista alemã que hoje data entre as mais conceituadas .
O que os terroristas não calcularam em seu plano foi a eficiência dos membros do Mossad que em pouco tempo conseguiu prender vários dos responsáveis e até hoje procura os poucos que restaram.


Embora tenha pouco tempo de existencia assim como o Estado de Israel o Mossad consegue manter seu renome em todo o mundo como uma das organizações de inteligencia mais eficazes do mundo , é digno de nota que os membros do Mossad são recolhidos dentre aqueles jovens que são selecionados pelas forças armadas ao se alistarem aos 18 anos.

fontes :
http://www.mossad.gov.il/Eng/About/values.aspx
http://www.chazit.com
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br



Bom...agora estou com fome , vou até a padaria e se durante o trajeto eu não achar nada melhor pra fazer continuo o artigo quando voltar.